RESENHA | Procurando Gobi - Dion Leonard (Harper Collins)

Procurando Gobi é mais do que uma história de adoção, é uma verdadeira mudança de vida


Sobre o livro

Em 2016, Dion Leonard, um experiente corredor de ultramaratonas, tropeçou de forma inesperada numa pequena cadelinha perdida enquanto participava numa extenuante corrida de 250 quilómetros através do deserto de Gobi.

O adorável animal, a quem deu o nome de Gobi, demonstrou saber compensar o seu diminuto tamanho com um enorme coração, já que o seguiu, passo a passo, através das traiçoeiras montanhas de Tian Shan conseguindo manter o ritmo durante 124 quilómetros.

Mesmo não tendo acabado a corrida em primeiro lugar, Dion sentiu-se vencedor de algo muito maior e prometeu levar Gobi consigo para casa, no Reino Unido, para a converter em mais um membro da família.

Mas quando Gobi desapareceu na China, começou uma aventura da qual nenhum dos dois se poderá jamais esquecer. Uma aventura em que o drama, a dor, os corações partidos, a alegria e o amor se fundiram para mudar as vidas de ambos para sempre.


Opinião pessoal

PROCURANDO GOBI é um livro impactante que conquistou seu lugar na minha lista de melhores de 2018.

Comecei a leitura com expectativas bem baixas, pois esperava uma simples história sobre adoção de uma animal de estimação, mas encontrei uma narrativa inspiradora sobre uma cadela que conquistou corações pelo mundo e mudou a vida de uma família.

Baseado em fatos reais, narrados pelo próprio Dion Leonard, os leitores vivenciam intimamente a experiência de correr uma ultramaratona, seus desafios, conquistas e a expectativa de encontrar amizades entre seus oponentes.

Entretanto a amizade mais importante feita por Dion foi com Gobi, a cadela que simpatizou com ele logo nos primeiros dias de corrida e o acompanhou durante todo o desafio. Em respeito a lealdade e carinho com a nova amiga, ele resolve ingressar Gobi em sua família e levá-la da China para a Escócia.

A história me tocou de diferentes maneiras, primeiro pela determinação de Dion em relação a sua vida, trabalho e as corridas. Ele não teve uma infância fácil, mas não permitiu que isso influenciasse no adulto que se tornou.

Depois ele adotou as corridas como uma forma de se testar seus limites, criar disciplina e ser mais centrado - três metas extremamente difíceis de se alcançar -, mas sem perder seu senso de justiça, lealdade e companheirismo.

Todos esse atributos foram cruciais para que ele decidisse adotar Gobi, uma cadela da qual ele não sabia nada, mas com quem ele criou uma conexão instantânea.

Pouquíssimas pessoas - ou talvez quase nenhuma - moveria céus e terra para trazer um animal de outro continente para sua casa, mas Dion é mais uma vez a exceção. Toda a fama e mídia gerada através de seu projeto de financiamento coletivo não subiu a sua cabeça, permitindo que Gobi fosse sempre o centro das atenções.

Infelizmente todo seu trabalho não impediu que Gobi desaparecesse na China, iniciando mais uma batalha para encontrá-la em um país com uma língua desconhecida e repleto de cachorros de rua.

Toda a dedicação para encontrar a cadela foram únicos e extremamente belos, sendo reconhecida por jornalistas, apoiadores e muito bem retratada na obra da editora Harper Collins.


Título Nacional: Procurando Gobi
Título Original: Finding Gobi
Autora: Dion Leonard
Editora: Harper Collins
Ano: 2018
Especificações: 256 páginas
ISBN: 9788595083363
Avaliação: ★★★★★

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code