Comparativo leitores digitais: Kindle x Lev
Há alguns meses eu reuni as moedinhas e comprei um Kindle, o leitor de livro da Amazon Brasil, com objetivo de atualizar minhas leituras e ampliar o acesso a ebooks - que são o futuro da literatura.
Mas essa aquisição não veio aleatoriamente: este é o meu segundo leitor digital, eu tinha um Lev da Saraiva, mas aparentemente ele foi descontinuado pela livraria brasileira. Sem a possibilidade de ler novos tÃtulos, o investimento foi necessário.
E depois dessa experiência com esses dois equipamentos, resolvi fazer um comparativo entre o Kindle e o Lev - confiram abaixo as principais diferencia para você também planeja fazer essa mudança:
• Como leitor, ambos são ótimos! Senti pouca diferença de um para outro - acredito que uma vez acostumada ao leitor, tudo fica fácil.
• O Kindle é menor e mais leve que o Lev (sem piadinha). Entretanto a anatomia do Lev é mais atrativa, pois ele vai afinando nas laterais, o que gera extremo conforto para segurá-lo.
• O Lev lê de forma nativa vários formatos, inclusive epub e PDF, e a leitura foi bem agradável. O Kindle se adapta melhor ao formato .mobi então precisei formatar todos os arquivos.
Obs: Para os que dizem que o Kindle lê PDF, eu testei colocar um pdf no leitor, mas o formato de leitura não me agradou, por esse motivo optei por transformar os arquivos que eu já tinha, pois a experiência de leitor melhorou muito nesse formato.
• A iluminação do Lev é branca, já o do Kindle é amarelada. Depois de testar as duas, descobri que a amarelada é mais confortável aos olhos. Então ponto para o Kindle.
• Ambos tem vários formatos de letra e fonte, então são bem parecidos nesse sentido.
• O que eu mais senti falta no Kindle foi o contador de páginas que o Lev tem - o Kindle usa a porcentagem como metodologia de evolução da leitura e para mim não funciona muito.
E vocês, usam leitores digitais de livros?