Final de Dark - Explicado

Dark: todos desapareceram ou foi somente uma ilusão?

O final da Série Dark foi surpreendente, pois depois de 3 temporadas a série alemã, compartilhada pela Netflix, conseguiu finalizar o arco de tramas e viagens no tempo.

Nos últimos episódios descobrimos o seguinte:

Os dois mundo, o do Adam e o de Eva, existiram a partir de uma experiência para viajar no tempo.

Claudia Tiedemann estava buscando em uma realidade onde sua filha sobreviveria e não teria câncer, e ela chega a conclusão que isso não aconteceria em nenhum dos dois mundo conhecidos. Assim, ela utiliza a brecha no tempo – criada em um milésimo de segundo em que a Terra parou antes do apocalipse – e direciona uma de suas “versões” para esse terceiro mundo.

Assim ela descobre a origem dos mundos e como destruí-los.

O mundo de origem

No mundo de origem, descoberto por Claudia, o relojoeiro H.G. Tannhaus perdeu seu filho, nora e neta, em um acidente de carro – eles bateram em um caminhão. Para reencontrar a família, Tannhaus resolve utilizar seu conhecimento para criar uma máquina do tempo.

A experiência criou um colapso no tempo que possibilitou a criação do mundo de Adam e Eva e as viagens no tempo.  

Jonas e Martha são a chave

Depois de contar sua descoberta para Adam, ele redireciona Jonas e a Martha (do mundo da Eva) para o mundo de origem para evitarem o acidente da família de H.G. Tannhaus e assim o ciclo infinito em que estão presos.

A viagem

Jonas utiliza a brecha de tempo antes do apocalipse para levar Martha com ele para o muno de origem. No caminho eles tem uma “visão” como se vissem seus eu’s do passado (ainda crianças) e eles pudessem enxerga-los dentro de um guarda-roupa.

Imediatamente eles compartilham essas experiências e tem certeza que isso já aconteceu, pois se lembram.

Ao chegarem ao mundo de origem, se direcionam para o ano de 1986 – quando aconteceu o acidente da família H.G. Tannhaus, e conseguem impedir que o filho continue a viagem com a família, evitando assim o acidente que aconteceria na ponte.

O rapaz acha que viu dois anjos e resolve voltar para a casa do pai.

O desaparecimento

Após evitarem que H.G. Tannhaus perdesse a família e precisasse criar a máquina do tempo, Jonas e Martha começam a desaparecer – assim com Adam, Eva, Claudia e todos os personagens ligados á linhagem Nilsen.

Os dois jovens se despedem, sabendo que aquele será o fim.

O grande final

Vemos uma reunião de amigos que inclui os personagens que não tem vinculo de origem com os Nilsen – afinal, nesse mundo, a família e seus descendentes nunca existiram.

Quando Woller vai finalmente revelar o que aconteceu com seu olho, a luz começa a piscar e Hanna tem uma sensação de deja vu.

Com se algo faltasse, mas que isso também a oprimisse. E revela o nome do bebê que carrega no ventre: Jonas.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oii
    que demais, eu assisti a série, no começo fiquei bem perdida pra entender.
    Adorei ler esse final aqui, que incrível...

    Beijos
    Sarah
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah!
      Realmente a série não é muito fácil de entender, mas ela vai fazendo sentido ao longo das temporadas.

      Obrigada pela visita <3

      Excluir

Ad Code