[RESENHA] Agora e Para Sempre, Lara Jean – Jenny Han

Olá pessoal,

Hoje me despeço (oficialmente) de Lara Jean e Peter K. na resenha de AGORA E PARA SEMPRE, LARA JEAN, criado pela fantástica Jenny han.

Conheçam a história:

Sobre a autora

Nascida em Richmond, Virginia, Jenny Han é uma autora americana conhecida mundialmente por seus romances YA (Young Adult). Ela cursou a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e fez pós-graduação na New School em Nova York, onde se destacou com a conquista do MFA por escrever para crianças.

Durante a faculdade Jenny escreveu e publicou seu primeiro livro, intitulado Shug, que conta os desafios de um adolescente na escola secundária. Logo depois a autora se aventurou em trilogias como The Summer I Turned Pretty (O verão que me tornei bonita – 2009 a 2011), Burn for Burn (Fogo por fogo – 2011 a 2014) e em 2014 lançou PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI.

Atualmente ela mora na região do Brooklyn (NY) e escreve em cafeterias, metrôs e na casa de amigos.

Sobre o livro

Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa.

Mas, por mais que esteja se divertindo muito, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. Ela precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. 

Opinião pessoal

Começo a avaliação agradecendo a Jenny Han por possibilitar aos fãs conhecer esse último “capítulo” da história. A autora já divulgou que não planejava escrever o livro, mas Lara Jean e seu futuro não saiam de sua cabeça, então ela teve que dar um fim digno aos queridos personagens.

A história retoma o relacionamento de Lara Jean e Peter e os desafios de escolher uma faculdade, se afastar da família e manter um relacionamento à distância. Para nós, brasileiros, é um pouco complicado entender essa situação, pois temos muitas instituições de graduação nas grandes cidades e nem sempre precisamos mudar de casa, cidade ou estado para estudar.

Mas nos Estados Unidos isso é comum, ou seja, os adolescentes precisam se candidatar para as escolas que tem interesse e aguardar a carta de aprovação – sem contar o custo para realizar o curso.

Lara sempre sonhou em estudar na UVA, uma faculdade próxima de casa e para onde Peter também vai. Só que ela não esperava não ser aprovada, iniciando uma caminhada de insegurança, dúvida e medo.

É nesse momento que tudo entre Peter e ela começa a dar errado, pois os planos deles não são mais os mesmos e ambos não sabem como lidar com a situação. Além disso, existe muita influência externa, das famílias e amigos em relação ao local onde Lara deveria estudar.

Lara sabe que a distância pode ser um empecilho para que eles continuem juntos, mas também não sabe se ficar por perto é melhor coisa para ela.

A narrativa é rápida, envolvente, divertida e cativante. Impossível não se apaixonar mais pelos personagens e pela genialidade de Han em construir este final.

O mais legal de ler AGORA E PARA SEMPRE, LARA JEAN não é saber o final efetivo da história, mas conhecer e entender a jornada que o casal percorre nesse período e como isso é importante para seu crescimento.

Digo adeus com um aperto no coração, mas torço pela felicidade de Lara, onde quer que ela esteja. ;)

Título Nacional: Agora e Para Sempre, Lara Jean

Título Original: Always and Forever, Lara Jean
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Especificações: 304 páginas
ISBN: 978-85-510-0198-1
Avaliação: ★★★★★


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá Jessica!
    Ahhhh eu terminei de ler ontem ❤️
    Como é difícil se despedir de personagens tão cativante né?
    Fiquei muito feliz pela Jenny Han ter dado essa oportunidade para a gente acompanhar mais um pouco Lara e Peter.
    Acho que foi a trilogia mais fofa que já li e sentirei saudades!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa,

      Super concordo!!
      Essa oportunidade foi única e o livro encantador (não tinha como terminar melhor).

      Fiquei feliz e satisfeita <3

      ;*

      Excluir
  2. Aiii, acho que agora que acabou de vez, finalmente vou me dar ao luxo de ler sem ficar com medo da sofrência até a espera do próximo livro! Hahahhha Adorei a sua resenha!

    ~ Compulsivamente Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,

      kkk
      Verdade!
      Agora é o fim definito, mas é um fim que vale a pena viu!

      Leia, não vai se arrepender.

      ;*

      Excluir

Ad Code