[RESENHA] Tudo e Todas as Coisas – Nicola Yoon (Editora Arqueiro)

 Olá pessoal,

Na resenha de hoje trago as emoções de ler TUDO E TODAS AS COISAS*, o primeiro livro da autora Nicola Yoon - também autora de Sol Também é Uma Estrela, ambos lançados no Brasil pela Editora Arqueiro.

Nessa envolvente história somos jogados em um turbilhão de emoções, sentimentos e experimento do mundo. Conheçam:

Sobre a autora

Nicola Yoon é autora do best-seller Tudo e Todas as Coisas, cuja adaptação para o cinema estreia em 2017. Ela nasceu na Jamaica, cresceu no Brooklyn e mora em Los Angeles com a família. É uma romântica incurável que acredita ser possível se apaixonar num instante e que isso pode durar para sempre. O Sol Também é Uma Estrela é seu segundo livro. Ele foi considerado Melhor Livro do Ano por Publisher’s Weekly e Amazon e foi finalista do National Book Awards 2016.

Sobre a Obra

Maddy é uma menina incomum.

Ela nunca saiu de casa, pois foi diagnosticada com uma doença rara ainda quando era bebê - basicamente tem alergia ao mundo.

Convivendo por 18 anos somente na companhia de sua mãe e de Carla, a enfermeira, Maddy estava acostumada a sua rotina do quarto, sofá e roupas brancas.

Até conhecer Olly.

Olly é o novo vizinho que se muda para a casa da frente com a família. Belo, misterioso e cheio de problemas, Olly é o refugio de Maddy do lado de fora da janela - e do mundo real.

O que começa com uma amizade logo se torna um elo que pode colocar a vida de Maddy em risco, mas segundo ela quem não corre risco não vive.

Opinião pessoal

Minha experiência com TUDO E TODAS AS COISAS foi diferente do que eu imaginava.

Comecei as primeiras páginas imaginando que teria meu coração destroçado ao longo da leitura, mas Nicola Yoon com toda sua delicadeza, sensibilidade e criatividade desenvolveu uma história que não só me conquistou, mas fez com que me sentisse completamente realizada com o final.

Maddy é o retrado da jovem que estava feliz com a comodidade de sua vida.  Por ter problemas de saúde, ela nunca se arriscou a sair pela porta da frente, mas com o tempo – e a convivência com Olly – descobriu que o que não tinha uma vida e sim uma “prisão” dentro de si.

A partir desse momento ela começa a se descobrir de maneiras sutis: compra novas roupas – coloridas e personalizadas – passa a mudar a rotina e começa a sonhar em fazer coisas simples como ir à biblioteca ou respirar o ar puro.

Quando percebe que está apaixonada e que não pode mais conviver consigo mesma, Maddy resolve arriscar sua vida para conhecer o que existe do lado de fora.

Olly é muito importante de diversas maneiras na narrativa. Além de ser o propulsor de mudanças, ele permite que Maddy sonhe mais alto e tenha vontade de ter uma vida diferente, mesmo que isso a leve a morte. A amizade e depois o sentimento entre eles cria uma alavanca para perceber o que acontece a sua volta e realmente mudar.

Por mais que a história trate de uma situação especifica – a doença de Maddy –, a assimilação com a personagem e com sua vida acontece de forma natural. Muitas vezes nos fechamos em nosso próprio mundo com medo do que o desconhecido pode provocar, mas precisamos arriscar, testar nossos limites, conhecer o mundo, fazer planos e alcançar sonhos, mesmo que tropecemos no caminho.

Muito bem recomendado – e com milhares de exemplares vendidos em todo o mundo – TUDO E TODAS AS COISAS é uma obra que promete ganhar os corações dos leitores – e as telas do cinema.


Título Nacional: Tudo e Todas as Coisas

Título Original: Everything, Everything
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Especificações: 280 páginas
ISBN: 9788580416992
Avaliação: ★★★★★

* Livro cortesia da Editora Arqueiro

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá!
    Ahhhh eu estou super ansiosa para ler esse livro ❤️
    Vi o trailer do filme e amei!
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa,
      Ele é maravilhoso, a leitura valeu super a pena!

      beijinhos ;*

      Excluir
  2. Nossa que legal o livro....
    Ainda não conhecia, irei ver assim que possivel.
    Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ad Code