Luvbook é a nova plataforma brasileira para publicação gratuita de livros


Olá pessoal,

Hoje trago para vocês uma novidade do mundo literário digital, a PLATAFORMA LUVBOOK. Lançada em 22 de novembro de 2016, a rede é voltada para a publicação gratuita de obras literárias e já conta com mais de 400 livros arquivados – obras em construção e finalizadas.

Trata-se de uma plataforma de crowdwriting, um espaço colaborativo para autores e leitores nacionais, onde os autores podem realizar a divulgação de suas obras e iniciar a visibilidade junto às editoras. Para o público leitor, o acesso é gratuito para conferir obras de todos os gêneros – do romance a fantasia, passando por ação e ficção científica.

Conversamos com a fundadora e idealizadora do projeto, Carla Juncioni, que nos contou um pouco da plataforma, planos e objetivos há longo prazo. Confiram:

A Luvbook é um projeto pessoal ou de um grupo?

Ele é uma iniciativa pessoal.
Empreendo desde 2003 e já tive três empresas pela internet, duas no segmento cosmético e agora a Luvbook.

Porque você escolheu o mercado literário para desenvolver uma plataforma?

Em primeiro lugar vi como uma oportunidade de negócio. Estava estudando o mercado para lançar um novo negócio e conversando com uma amiga descobri os problemas existentes devido ao plagio e tive o insight para plataforma.

Uma rede social literária, somente para nacionais, que inibe o plágio, com recursos diferenciados e com um cuidado maior na questão da faixa etária – principalmente para livros de conteúdo adulto.

E você é programadora ou algo do gênero?

Sempre fui da área comercial, atuando com gestão e captação, então contratei uma empresa para desenvolver a ideia. Porém pesquisei bastante sobre a área, principalmente para entender as necessidades do programador. Estudei diversas plataformas do exterior e do próprio Wattpad para detectar as falhas e possíveis melhorias.

Quanto tempo mais ou menos demorou entre ter a ideia, desenvolver a plataforma e colocá-la no ar?

Comecei a trabalhar a ideia em julho de 2015 e estudar o mercado, depois fiz a seleção da empresa de desenvolvimento. O projeto começou a ser feito em novembro de 2015 e ficou pronto em novembro de 2016.

Qual a estratégia de negócios da plataforma?

Estamos implementando vários recursos para deixar a plataforma cada vez mais atrativa. Em
maio planejamos lançar o aplicativo e depois focar na possibilidade do autor vender o e-book que esta publicando.

Qual o número de livros registrados na Luvbook hoje?

Temos várias histórias em andamento, algumas já estão finalizadas e pelo menos 200 estão colocando capítulos. Acho que estamos com quase 400 livros.

Quais as próximas novidades da plataforma?

No último mês estivemos em fase de atualização de correção debugs e para os próximos meses planejamos inserir novos recursos como chat, emojis e botão para curtir. Ainda para fevereiro temos no projeto a inserção de uma marca d’água com o apelido do usuário nos capítulos pata coibir o plágio.

Você já tem alguma meta para novembro/2017 (um ano de projeto)?

Até novembro tenho como meta chegar a 15 mil usuários na plataforma. Também quero estar com o aplicativo no ar e ter o recurso que possibilita ao autor, além de disponibilizar o livro gratuitamente, ter a opção de vendê-lo.

Como funciona o Projeto Adote um Autor Nacional?

O objetivo é estimular a leitura. Os participantes adotam um autor para acompanhar a postagem do livro, comentar em capítulos e interagir com ele, mandando mensagem de inbox para dicas e sugestões.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Muito obrigada pela divulgação, muito bem explanado o texto e agradeço também pelo apoio

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica,
    Muito bom estar por dentro dos acontecimentos do mercado de livros, sejam físicos ou digitais. Uma das coisas que não gosto do Wattpad é quando estou lendo um livro que ainda não está finalizado. Tenho que esperar a publicação do próximo capítulo e enquanto espero, começo a ler outro. Depois de um tempo, estou lendo diversos livros ao mesmo tempo e acabo misturando as histórias. Isso me fez deixar o whattpad um pouco de lado. Vamos ver os próximos capítulos da plataforma nacional LuvBook.
    Beijos, André
    Garotos Perdidos || Participe do sorteio de 2 livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica!
    Assim como o André disse no comentário acima, odeio a espera por novos capitulos do Wattpad. Adorei o nome "LuvBook" mas sinto falta de algo que mostre nossa nacionalidade.


    Beijo, Nathy. Ocaosfeminino.com.br

    B

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessica tudo bem ? Gostei muito do post, gostaria de convidá-la a
    conhecer nossa plataforma isso pode ajudar muitos autores obrigado.

    Agora você pode comprar e-books ou abaixar grátis mais de 3000 mil
    e-books, autores venha publicar seu livro ou e-book grátis e será vendido no mundo inteiro. site oficial www.meusebooks.com

    ResponderExcluir
  5. a luvbook tem em app para baixar no celular?
    ou é so pela pagina da internet

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post, obrigado por nos brindar com seus conhecimentos, vou acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir

Ad Code