Ads

Game of Thrones – Winterfell | O episódio dos reencontros


Resenha do episódio 8x1 de GOT

Finalmente Game of Thones voltou!

Já se passou mais de um ano e meio desde a última vez que vimos o caos se instaurar em Westeros e o episódio ‘Winterfell’ foi verdadeiro fan service de reencontros!

Neste momento cerca de 90% dos personagens da série estão no norte e esse foi o momento de muitos dele se verem depois de diversas temporadas.

ENCONTROS
John e Aria: esse foi um dos reencontros mais importantes para mim, pois eles sempre foram os irmãos mais próximos e tinham um vinculo único - com direito a comparação de espadas.

John e Bran: pouco foi abordado dos dois, mas Bran se mostra mais forte e adulto do que John esperava e olha que ele ainda não conhece os poderes do corvo de três olhos.

Sansa e Tyrion: um encontro de inteligências. Por mais que eles discordem, os dois trabalham muito bem juntos e tem experiências para compartilhar.

Aria e Cão: algumas lealdades são forjadas a ferro e fogo. Achei que seria mais impactante o reencontro deles, mas também admito o respeito que foi demonstrado por cada um.

CONFLITO ENTRE SANSA E DAENERYS E LEALDADE DO NORTE

Esse foi um dos momentos mais envolventes do episódio. Sansa conquistou seu lugar como líder e ela não confia em Daenerys, mesmo que tenha jurado lealdade a ela. A jovem acredita que a rainha dragão é igual ao seu pai - e como o norte se lembra - o rei louco foi muito ruim para os Starks.

Paralelamente, a chegada da rainha também abalou a lealdade com os Lordes do Norte que se sentem traídos por John abrir mão de sua coroa. Esse fato fez com que algumas casas deixassem a guerra e o compromisso de servir aos Starks.

JOHN E DAENERYS, UM ROMANCE QUE ENFRAQUECE A RAINHA

O relacionamento entre o casal está crescendo e Daenerys parece claramente apaixonada por John, deixando de lado a expressão fechada de soberana – o que enfraquece sua liderança diante de seus seguidores.

Mesmo que poucos saibam do envolvimento, vemos seus conselheiros aprovam essa aproximação e cogitam uma união entre os dois para fortalecer a liderança do reino.

JOHN E O PRIMEIRO VOO NO DRAGÃO
Esse era um momento muito esperado, fiquei ate surpresa por ele acontecer no primeiro episódio.

Danerys convida John a montar em Rhaegar – um dos dragões que ainda não havia sido montado e que é referencia ao irmão se Daenerys, pai de John. Esse momento é cheio de referencias e conflita com a teoria que somente Targaryens podem montar os dragões, pois a rainha ainda não sabe da origem de John e mesmo assim convida para um passeio sobre as asas dos animais.

Essa é a deixa para a teoria de que Euron Greyjoy vai roubar um dos dragões – utilizando uma trompa mágica -, afinal montar um dragão não é nada complicado, como John provou.

A REVELAÇÃO DA ORIGEM DE JOHN SNOW
A grande revelação do episódio veio acompanhada da tristeza de Sam por perder seu pai e irmão. Depois de questionar o amigo sobre o conhecimento desse acontecimento, Sam revela que John é um Targaryen original - filho de Liana e Rhaegar - o sexto de seu nome, protetor dos sete reinos etc.

John não reage bem a noticia, pois passa a se sentir traído pelo pai – Ned Stark – e depois se questiona de sua posição ameaçar Daenerys, enquanto Sam defende que o Trono de Ferro é seu direito de nascença.

A cena foi tão rápida que não deu tempo para nos sentirmos impactos com a notícia. Realmente achei que Daenerys estaria justo com John quando ele recebesse a notícia e passaria a questionar a veracidade no mesmo momento. Agora teremos outra cena dramática com John contando para ela.

O ENCONTRO DOS GREYJOY E SALVAMENTO DE YARA

Esse foi uma cena que achei mal construída. Não fez sentido que Theon entrasse no barco de Euron sem nenhuma resistência ou dificuldade.

Mas claramente a série não se preocupou com esse detalhe e resolveu dedicar mais tempo a outras cenas. Paralelamente vemos a lealdade de Theon se voltar para os Stark novamente, fazendo com que ele deixasse Yara com seus soldados e partisse rumo a Winterfell.



OS SOBREVIVENTES DA MURALHA

Fiquei muito feliz em saber que Tormund, Eddison Tollett e Beric Dondarrion ainda estão vivos.

Depois da queda da muralha, ficamos na incógnita de quais personagens haviam sobrevivido, principalmente devido ao avanço dos vagantes brancos. O reencontro entre eles acontece em um dos primeiros castelos ao sul da muralha, onde encontram o corpo do jovem lorde Umber morto – recém transformado em vagante branco -, uma mensagem para os reis em Winterfell.

CERSEI E EURON TEM O PRIMEIRO ENVOLVIMENTO

Com uma aparição mega rápida, Cersei se encontra com Euron Greyjoy que trouxe os soldados da companhia dourada para servir a King’s Landing. Após o desafio de Euron, Cersei cede ao pirada e se deita com ele.

O ENCONTRO ENTRE AMIGOS: BRAN E JAMIE

O episódio acaba com a chegada de Jamie à Winterfell, uma decisão heróica do guerreiro Lannister. 
Depois de Cersei afirmar que não iria se unir a John e Daenyrus contra os vagantes brancos, Jamie deixa a irmã e parte para fazer o que ele acha certo, só não esperava encontra Brn a sua espera na entrada do castelo – o que gerou diversos memes por toda a internet.

Confiram o trailer do episódio 8x2:

Nenhum comentário