[RESENHA] Coragem - Rose McGowan (Harper Collins)


Sobre o livro

Rose McGowan nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.

Ela se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi “descoberta” nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista.

Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.

Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira.

Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças.

Opinião Pessoal

CORAGEM é um verdadeiro manifesto feminista contra o abuso que as mulheres – sejam elas atrizes, produtoras, roteiristas etc. – passam em Hollywood e um abrir de olhos para que as mulheres em todo mundo ganhem voz e sejam respeitadas.

O ano de 2017 foi uma gigantesca onda que jogou para a margem as terríveis coisas que as mulheres sofrem e sofreram nas mãos de grandes nomes da indústria, revelando o quando elas são diminuídas e tratadas como inferiores para manter seus empregos e fazerem o que amam.

E Rose McGowan tomou coragem para apresentar sua história em uma narrativa autobiográfica dos momentos mais alegres e tristes de sua vida e carreira, destacando os fatos que a levaram das capas de revistas ao fundo do poço.

Ao longo de 288 páginas, Rose conta de uma forma leve e de coração aberto – como se estive conversando com um amigo – os detalhes de sua dura infância, a adolescência conturbada e a vida adulta impregnada dos olhares e julgamentos da indústria cinematográfica.

Desde as primeiras páginas entendemos como a autora conseguiu passar e superar cada obstáculo em sua vida, utilizando sua força e vontade de sobreviver para se destacar no mundo dos homens.

Quando chegou a Hollywood ela acreditou que estava no topo, mas o abuso sexual que sofreu de um dos maiores produtores de cinema da história – e seu chefe – a fez perder o rumo e a vontade de seguir em frente.

Após passar por todas as dificuldades possíveis e trabalhar duro para garantir seu lugar no universo paternalista, ela ganhou coragem e contou com a ajuda da internet para revelar os males que rodeiam o glamouroso mundo do cinema.

A leitura de CORAGEM foi uma experiência extremamente revigorante, que permitiu que entendesse o quanto o somos enganados pela indústria cinematográfica e de entretenimento, por termos apenas uma visão limitada das coisas. E como mulheres de todo o mundo devem ganhar voz para combater o universo sexista e opressor que abraça os diversos mercados de trabalho.

Título Nacional: Coragem
Título Original: Brave
Autora: Rose McGowan
Editora: Harper Collins
Ano: 2018
Especificações: 288 páginas
ISBN: 9788595082830
Avaliação: ★★★★★

* Livro cortesia da Harper Collins

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code