[RESENHA] Romanxorcismo - Marcia Dallari



Olá pessoal,

Hoje vamos conversar sobre o livro ROMANXORCISMO: doze contos de amor, sexo e dor de cotovelo*, da autora brasileira Marcia Dallari.

A obra, lançada pela editora Penalux, é uma junção de contos de desapego amoroso que testam o bom senso, a coragem e o inconsciente do leitor. Confiram:

Sobre a autora

A autora Marcia Dallari Mesquita nasceu na cidade de Serra Negra (SP), mas mora na capital paulista há 18 anos.

Além de escrever, Marcia também atua como Consultora de Educação Corporativa e já participou de várias ações literárias como a antologia de contos Edifício Marques de Sade (2014) e em revistas literárias como Subversa e Philos.

Romanxorcismo: doze contos de amor, sexo e dor de cotovelo é o seu livro de estreia.

Sobre a obra

Após um difícil término de namoro, a narradora, buscando expulsar de si o objeto amado, passa um ano entrevistando amigos e amigos de amigos pedindo suas experiências de amor em troca das dela.

Opinião pessoal

ROMANXORCISMO não é uma história de amor, paixão ou até mesmo desilusão, mas sim um retrato carnal, frio e intimo do que as pessoas chamam de "amor". 

Por meio de contos – divididos em quatro estágios do exorcismo – a obra representa a evolução dos sentimentos humanos destacando o período de sofrimento e aceitação das situações em que os personagens se encontram, variando de loucas a inimagináveis.

Os leitores são constantemente testados pela narradora a revelar desejos, pudores e posicionamentos individuais em relação à vivência dos personagens – passamos a refletir se as atitudes tomadas estão certas ou erradas e como reagiríamos se estivéssemos naquelas circunstâncias.

Os principais temas abordados em toda a narrativa são o conflito, dor e o sofrimento, assuntos recorrentes que reforçam a intenção geral da obra em revelar as marcas que relacionamentos falhos ou finalizados deixaram nas pessoas.

Uma marcação muito presente ao longo do livro é a finalização dos contos justamente no climax, fazendo com que o leitor se pergunte constantemente "o que acontece depois", criando uma empatia com cada conto e a busca por respostas.

Dinâmico e constante, ROMANXORCISMO é o tipo de livro pode ser lido em um dia, pois os contos (mesmo com tamanhos variados) apresentam construções simples e cenas rápidas, permitindo que o leitor se insira no contexto e entenda rapidamente seus acontecimentos.

Título Nacional: Romanxorcismo: doze contos de amor, sexo e dor de cotovelo
Autora: Marcia Dallari
Editora: Penalux
Ano: 2017
Especificações: 102 páginas
ISBN: 9788558331746
Avaliação: ★★★

* Livro cortesia enviado pela autora.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. E a primeira vez que vejo falar sobre este livro, e eu achei a premissa diferente, pois retrata o amor em seu lado negativo, mas ao mesmo tempo positivo, que seria aceitar o final de romance que não esta dando certo, e que esta lhe fazendo sofrer, acredito eu que os contos iram girar em torno desta diretriz, por isso me interessei e muito por esta leitura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OláLana,

      Os contos são ótimos, vale a pena conferir ;)
      Também não conhecia a obra, mas vale investir na produção nacional!

      Beijinhos ;*

      Excluir

Ad Code