A volta do Parafuso – Origem da série “A maldição da Mansão Bly”

Como já falamos aqui no blog, a próxima temporada dá serie “The Haunting”, estreia agora em outubro, e será baseada no livro “A volta do parafuso”. O livro foi escrito em 1898 pelo escritor Henry James, e já foi adaptado para o cinema outras vezes. Nós aqui do Modernagem aproveitamos para ler o livro antes que a série saísse para termos uma ideia do que esperar para essa temporada.

Fiz uma resenha com spoilers sobre o livro para dizer o que podemos ter nessa segunda temporada.

 

Fonte: Google imagens

Resenha e experiência com o livro:

Preciso começar dizendo que minha experiência com esse livro não foi lá muito boa, e isso não tem nada a ver com fantasmas infelizmente. O livro começa com um grupo de amigos contando histórias de fantasmas e um deles diz que tem um caso apavorante para contar sobre duas crianças que conseguiam ver espíritos. Então passamos a ler a história pela visão da preceptora.

Ela começa contando que foi contratada para trabalhar no interior, que seria a Mansão Bly, onde teria dois alunos: Flora e Miles. Em todo o livro ela e a governanta vivem dizendo como eles são adoráveis, educados e por aí vai. São uns oito capítulos maçantes onde o livro tem apenas fofocas entre a preceptora e a governanta falando sobre o tio das crianças não querer saber dos sobrinhos e deixa bem claro que não quer ser perturbado em hipótese nenhuma sobre eles, também sobre as duas mortes estranhas que acontecerem anteriormente com dois ex-funcionários da Mansão,Miss Jessel e Peter Quint que por sinal são os fantasmas que “aterrorizam” o local.

Nós passamos 24 capítulos tentando entender o motivo dessas aparições envolverem as duas crianças, já que a antiga preceptora, Miss Jessel normalmente aparece quando a pequena Flora está e o mordomo, Peter Quint quando se trata de Miles.

As crianças tem um comportamento incomum, elas sabem dos fantasmas, porém fingem não ver o que deixa a preceptora intrigada e nós também, nesse meio tempo a gente também tenta descobrir o que aconteceu com o pequeno Miles na sua antiga escola, pois ele foi expulso do local sem uma explicação.

O livro é pequeno e seria uma leitura muito rápida caso não enrolasse tanto, e pasmem a história acaba sem nenhuma explicação dos três “mistérios”: Não sabemos exatamente o motivo da expulsão do garoto, também não sabemos os motivos dos fantasmas estarem ligados as crianças e porque elas dizem não os verem.

 

O que esperar da série:

No livro não temos uma data em que se passa a história, mas vamos levar em conta que foi escrita em 1898. E pelo trailer e fotos que já foram lançados da série, podemos ver que vai ser mais atual, talvez não se passe exatamente nos dias de hoje, mas acho que não vai ser nada antes da década de 70.

Pela ficha técnica que encontrei, os nomes Miss Jessel, Miles, Peter (Quint talvez?) aparecem por lá, juntamente com mais dois nomes que não estão no livro.

Minha esperança é que os produtores tenham pegado somente a ideia do livro, que é boa, para fazer a série, e que coloquem o suspense (e uns sustinhos!) que não temos na história escrita.

E a gente promete voltar aqui para contar se nossas expectativas foram atendidas pela série.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code