[RESENHA] Operação Red Sparrow - Jason Matthews (Editora Arqueiro)


Sobre o livro

Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.

Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.

Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.

Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Opinião Pessoal

OPERAÇÃO RED SPARROW* é uma história ricamente construída para pender, encantar e surpreender o leitor.

Nela somos inseridos no universo do conflito político entre a Rússia e os EUA, onde vivenciamos conspirações, segredos de estado e o nacionalismo exacerbado.

Domika, a personagem principal, é o retrado da mulher bela e inteligente que é subjugada pelo sistema machista e opressor. Ela inicia no serviço secreto como uma forma de escapar de seus sonhos destruídos e buscar a segurança de sua mãe, mas, ao ingressar no departamento, ela logo é rotulada como "privilegiada" e "sedutora" - armas que farão dela um recurso diferenciado para o governo russo.

É essa conotação que a leva para a Escolha de Pardais, um local especializado em testar e treinar espiões para conquistar diplomatas e homens/mulheres de alta influência, através de interações emocionais e sexuais.

Mesmo envolvida por esse complexo sistema de interesses, Dominika permanece com seu caráter intacto, se apresentando como uma recruta intensa, questionadora e cheia de opiniões. São essas atitudes - atreladas as situações que seus superiores a inserem - que fazem com que a história tenha uma reviravolta gigantesca e Dominika passe para o lado dos inimigos.

O sofrimento e a perda são recursos regularmente utilizados em toda a narrativa para representar os gatilhos que estimulam reviravoltas no livro. Muitos deles geram atitudes de desconfiança, atividades ilícitas, violência e até mesmo traição.

O autor foi extremamente detalhista na construção da obra, inserindo elementos do passado e presente dos personagens e criando diálogos baseados em pensamentos e reflexões. Essas características, atreladas a intensidade da história, fazem com que a evolução da leitura seja mais densa e lenta.

Título Nacional: Operação Red Sparrow
Título Original: Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Especificações: 432 páginas
ISBN: 9788580418194
Avaliação: ★★★

* Livro cortesia da Editora Arqueiro

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi Jessica! É a minha primeira vez aqui no teu blog, e já me identifiquei de cara! Eu sou completamente apaixonada por livros, e esse é um dos que eu tô na agustia pra ler. Na promoção que teve na saraiva, para o dia da mulher, eu tentei comprar mas ele havia esgotado. Desde então estou tentando dar vencimento nos livros da fila pra poder comprar alguns. Mas amei a tua resenha, e me deu mais vontade de ler ainda, principalmente pra assistir o filme depois. Sou mega fã da Jennifer Lawrence! Beijo e até a próxima <3

    ResponderExcluir

Ad Code