[RESENHA] O Casamento – Victor Bonini (Faro Editorial)

Olá pessoal,

Hoje vamos reunir os amigos e celebrar O CASAMENTO* de Victor Bonini, uma história que tem tudo para ser feliz e que terminou em uma cena de crime. Confiram!

Sobre a obra

O casal Diana e Plínio está a caminho do altar, reunindo amigos e familiares para comemorar com eles o fim de semana de seu casamento. Mas nem tudo é alegria, pois alguns dos convidados parecem não se entender ou escondem sórdidos segredos.

A minutos do início da cerimônia algo terrível acontece – um assassinato vai abalar a vida dos presentes e revelar um grande plano de conspiração que terá que ser resolvido pelo detetive convidado, Conrado Bardelli.

Opinião pessoal

O CASAMENTO é um livro que envolve vários crimes – assédio, extorsão, traição, mentiras, vingança e assassinato – em 368 páginas de muito suspense e investigação.

O autor escolheu um momento que deveria ser “feliz” para demonstrar que algumas pessoas agem baseadas nos instintos e que escondem seu pior lado – até das pessoas que amam.

Inicialmente somos apresentados ao caso de Ricardo Gurgel, um rico empresário que está sendo extorquido por um desconhecido em virtude de seu relacionamento extraconjugal.

Para descobrir que é a pessoa por trás das ameaças, Gurgel contrata Conrado Bardelli, um famoso detetive, para investigar a situação. O problema ganha destaque, quando Conrado é obrigado a participar do casamento de Diana, a filha de um velho amigo, para proteger Gurgel que também estará no evento acompanhado de sua esposa e da amante – que é madrinha do casamento.

Como se não bastasse, durante os dias do casamento, muitas coisas suspeitas começam a acontecer: ameaças, itens desaparecidos, furtos e brigas inexplicáveis.

É nesse cenário que, a poucos minutos do início o casamento começar, acontece um assassinato que vai abalar todos os presentes e colocar Bardelli em ação.

Bonini escolheu como principal recurso na obra a inserção de personagens complexos, com passados e presentes duvidosos e que poderiam se culpados de vários crimes – inclusive do assassinato. Entretanto algumas das histórias particulares se tornam irrelevantes no todo da obra, ocupando página e páginas e não oferecendo uma conclusão adequada.

O detetive Bardelli ao mesmo tempo em que é inteligente e sagaz, consegue ser despercebido e perdido, deixando passar diversos aspectos do caso e demorando meses para entender o que aconteceu. Os fatos são apresentados de forma clara e objetiva, mas o detetive demora em amarrar os fatos e passa muito tempo correndo atrás das pessoas “erradas”.

A obra é bem construída, com marcações específicas e um final surpreendente – que chega a ser hollywoodiano – mostrando que os mais inocentes podem ser os maiores culpados.

A história parece ser o primeiro de uma sequência de casos policiais que envolvem o detetive, tendo em vista que muitas histórias ficaram em aberto, permitindo que o autor crie novas realidades e conquiste mais e mais leitores.

Sobre o autor

Victor Bonini nasceu em São Paulo, morou em Vinhedo, interior do estado, e voltou à capital aos dezoito anos para cursar jornalismo. Sempre lhe perguntam se, ao longo da vida, havia indícios de que seria um autor de mistério.

Aos sete anos, escolheu o filme pânico como tema da festa de aniversário. Na adolescência, devorou todos os livros policiais e de terror que pôde encontrar.

Aos vinte e dois anos, quando lançou seu primeiro livro, Colega de Quarto, pela Faro Editorial, ele finalmente entendeu que escrever é a forma de dar vazão a debates internos sobre a lógica de crimes e a mente dos psicopatas — pensamentos que o assombram como ideias para a ficção, querendo emergir.

Victor passou pelas redações da Globonews, TV Gazeta e Revista Veja. Atualmente é repórter da TV Globo, em São Paulo.

Título Nacional: O Casamento
Autora: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Ano: 2017
Especificações: 368 páginas
ISBN: 978-85-9581-004-4
Avaliação: ★★★


* Livro cortesia da Faro Editorial

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code