[RESENHA] Fortaleza Impossível - Jason Rekulak (Editora Arqueiro)

Olá pessoal,

A resenha de hoje é sobre FORTALEZA IMPOSSÍVEL*, um livro a frente de seu tempo (anos 80), encantador, envolvente e cheio de bom humor. 

Confiram!

Sobre a obra

Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.

Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.

Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.

Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.

Opinião pessoal

Pense em uma história cativante e genial... agora coloque em um livro. 

O resultado é FORTALEZA IMPOSSÍVEL, uma produção inteligente, bem construída e com personagens realmente especiais.

Na obra retornamos as maravilhas dos anos 80 e o início do fenômeno que chamamos de computadores. Naquela época não era comum ter seu próprio aparelho em casa, muito menos criar conteúdos e programas inovadores.

Mas Will não se deixa abater por essa dificuldade, com o auxílio das assinaturas de  revistas de computação, internet discada, fóruns pagos e muita determinação, ele decide se esforçar para ser um dos maiores programadores de todos os tempos.

Só que ele ainda tem 13 anos e, como qualquer garoto, tem o sonho de ver a apresentadora mais famosa da TV em todo seu esplendor em uma versão popular da “Playboy”.

Como menores de idade, ele e os amigos não podem comprar a revista, por esse motivo, bolam um plano para lá de louco para entrar na loja quando ela estiver fechada e "conquistar" uma edição. 

Parte da iniciativa inclui seduzir a filha do dono da loja e conseguir a senha de acesso. Mas o que Will não imaginaria é que Mary seria uma moça inteligente, descolada e um excelente programadora que o estimularia a participar de um concurso de jogos para conseguir reconhecimento e garantir prêmios para os dois.

Juntos, Will, Mary e os amigos Alf e Clark vão embarcar em uma jornada de bits, Basic, ideias malucas e boas risadas e conquistar um final surpreendente.

Fiquei encantada com a leitura da obra, pois o autor possibilitou que vivenciássemos as expectativas de jovens adolescentes, seus medos, ansiedades e conquistas de uma forma leve e descontraída, despertando sentimentos guardados ou até mesmo esquecidos de uma das melhores fases da vida.

Os planos mais malucos são protagonizados pelos personagens, mas eles passam a fazer todo sentido quanto relembramos como e ter uma mente livre, criativa e sem preconceitos.

No livro também conhecemos sobre a realidade dos anos 80 – não vivenciada por quem tem menos de 30 anos – e as dificuldades do acesso à internet, computadores e a possibilidade que esses equipamentos traziam para o mundo – tão comuns e essenciais para nós atualmente.

FORTALEZA IMPOSSÍVEL é uma verdadeira viagem a um dos melhores períodos da tecnologia, na companhia de quem conhece e aposta verdadeiramente nesse futuro.

Sobre o autor

Jason Rekulak nasceu e foi criado em Nova Jersey. É editor da Quirk Books, onde publica uma variedade de livros de ficção e de não ficção. Mora na Filadélfia com a mulher e os dois filhos. Este é seu primeiro romance. Para mais informações, acesse jasonrekulak.com.


Título Nacional: Fortaleza Impossível
Título Original: The Impossible Fortress
Autora: Jason Rekulak
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Especificações: 272 páginas
ISBN: 9788580417494 
Avaliação: ★★★★★


* Livro cortesia da Editora Arqueiro

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code