Ads Top

[RESENHA] Para todos os garotos que já amei – Jenny Han

“Começos são sempre melhores que términos”
Olá pessoal,

Hoje vamos falar de um romance muito especial para mim, o PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI, da linda Jenny Han. O livro, lançado no Brasil pela editora Intrínseca, logo conquistou os leitores mais ávidos, pois além de uma capa maravilhosa (sim, fui conquistada pela capa), ele trabalha um romance leve, divertido e cheio de altos e baixos.

Não tem como não se apaixonar por Lara Jean e sua encantadora caixa de chapéus que guarda os segredos mais secretos de uma adolescente: o amor.

Conheça a história:

Sobre a autora

Nascida em Richmond, Virginia, Jenny Han é uma autora americana conhecida mundialmente por seus romances YA (Young Adult). Ela cursou a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e fez pós-graduação na New School em Nova York, onde se destacou com a conquista do MFA por escrever para crianças.

Durante a faculdade Jenny escreveu e publicou seu primeiro livro, intitulado Shug, que conta os desafios de um adolescente na escola secundária. Logo depois a autora se aventurou em trilogias como The Summer I Turned Pretty (O verão que me tornei bonita – 2009 a 2011), Burn for Burn (Fogo por fogo – 2011 a 2014) e em 2014 lançou PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI. Em 2015, Jenny lançou a continuação da obra intitulada PS. AINDA AMO VOCÊ.

Atualmente ela mora na região do Brooklyn (NY) e escreve em cafeterias, metrôs e na casa de amigos.
“Você é bom em fazer as pessoas se sentirem especiais” 
Sobre a obra

Lara Jean é uma tímida estudante do ensino médio que esconde seus sentimentos dos outros (incluindo da família). Quando gosta de um garoto ela escreve uma carta para ele e a guarda em uma caixa de chapéus – um presente de sua mãe antes de morrer. Mesmo endereçando a carta para cada um dos garotos que conquistaram seu coração ao longo dos anos, Lara não planeja enviá-las, pois o conteúdo delas é secreto e funciona como uma “libertação”.

Certo dia a caixa de chapéus some levando consigo as cinco cartas escritas por ela. Quando consegue encontrá-la, Lara descobre que as cartas foram enviadas e que agora tem sérios problemas: uma das cartas está endereçada ao seu melhor amigo e namorado da irmã mais velha, Josh, e outra foi enviada para Peter, o namorado de sua ex melhor amiga.

Lara tem que lidar com a vergonha e os problemas que se mete, enquanto tenta recuperar as demais cartas e evitar um completo desastre em sua vida.

Opinião pessoal

A Lara Jean (vulgo laranjinha) é uma fofa!

Sabe aquele romance que é simples e bobo, mas que conquista seu coração e te faz ficar viciada? É esse sentimento que PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI passa. Extremamente sensível e divertido, Jenny Han cria personagens que parecem uma extensão do leitor, fazendo que ele seja transportado para o universo da narrativa.

O estilo, a personalidade e a dedicação de Lara fazem com que você se apaixone por ela e sofra cada momento enquanto cozinha um delicioso coockies. Por outro lado, Josh e Peter cativam por sua desenvoltura, presença de espírito e muito charme (esses garotos são demais).

Cada pausa na leitura é um motivo para querer a continuar lendo (terminei em dois dias).

Já fazia algum tempo que não lia um livro tão emocionante e descontraído, as piadas e sutilezas fazem da obra um verdadeiro Best Seller jovem, que coloca em cheque a amizade, cumplicidade e o que se entende por amor. E quem disse que ele não pode surgir nos lugares mais inusitados?

Definitivamente a obra merece nota 10. 
“Se você fosse meu, eu nunca teria terminado com você, nem em um milhão de anos”

Tecnologia do Blogger.