[RESENHA] A Casa do Lago - Kate Morton (Editora Arqueiro)

Olá pessoal,

Hoje trago para vocês a resenha de A CASA DO LAGO*, um romance policial escrito pela autora Kate Morton e que aborda erros do passado, as consequências da guerra e os sacrifícios feitos por amor. Conheçam:

Sobre a autora

Kate Morton nasceu em uma pequena cidade no sul da Austrália e mudou-se com sua família muitas vezes antes de se instalarem em Tamborine Mountain. Lá, ela frequentou uma pequena escola e passou grande parte da sua infância inventando e jogando jogos com suas duas irmãs.

Ela se apaixonou pelos livros muito cedo, sendo muito influenciada por autores de mistério e policial, como Enid Blyton.

Depois de conquistar o diploma de artes/direito, a autora passou a frequentar um curso de verão de Shakespeare na Royal Academy of Dramatic Art em Londres e decidiu pelo curso de Licenciatura em Discurso e Drama da Trindade College London. 

Com livros publicados em mais de 40 países e 34 idiomas, Kate hoje ela mora em Londres com seu marido e filhos.

Sobre a obra

A casa da família Edevane está pronta para a aguardada festa do solstício de 1933. Alice, uma jovem e promissora escritora, tem ainda mais motivos para comemorar: ela não só criou um desfecho surpreendente para seu primeiro livro como está secretamente apaixonada. Porém, à meia-noite, enquanto os fogos de artifício iluminam o céu, os Edevanes sofrem uma perda devastadora que os leva a deixar a mansão para sempre. 

Setenta anos depois, após um caso problemático, a detetive Sadie Sparrow é obrigada a tirar uma licença e se retira para o chalé do avô na Cornualha. Certo dia, ela se depara com uma casa abandonada rodeada por um bosque e descobre a história de um bebê que desapareceu sem deixar rastros. 

A investigação fará com que seu caminho se encontre com o de uma famosa escritora policial. Já uma senhora, Alice Edevane trama a vida de forma tão perfeita quanto seus livros, até que a detetive surge para fazer perguntas sobre o seu passado, procurando desencavar uma complexa rede de segredos de que Alice sempre tentou fugir. 

Opinião pessoal

A CASA DO LAGO é uma envolvente e surpreendente história sobre segredos e como eles podem modificar a vida das pessoas.

Nesse livro somos transportados para o glamour do interior inglês no ano de 1933, período em que aconteceu o desaparecimento do filho caçula dos Edevanes, uma influente família local. Sem encontrar vestígios do filho, a família decide abandonar a propriedade e se muda para Londres onde cada um dos membros esconde fatos e dúvidas sobre o que viu na fatídica noite do sumiço.

Utilizando os capítulos como recurso de "pulo", o leitor é levado a 2003, período em que a detetive Sparrow se muda para a Cornualha para uma pausa após quase arruinar uma investigação. Com sua intuição, ela logo se sente atraída pela casa dos Edevanes e pelo desconhecido final do garoto.

Determinada a dar uma solução ao caso, ela passa a resgatar todos os dados da época e a desenterrar o passado. O que não imaginava era que este caso poderia mexer com a vida da família e com ela mesma, possibilitando questionar decisões que ela tomou anteriormente.

A obra é uma construção complexa que demonstra a dedicação da autora em explorar o imaginário e as oportunidades que a narrativa oferece. Somos apresentados a personagens misteriosos e enigmáticos, situações inexplicadas – e questionáveis – e revelações que nos fazem reavaliar as perspectivas de um crime.

O livro consegue entrelaçar os destinos de três mães – envolvidas em um sumiço, um desaparecimento e um abandono –, colocando em evidencia o conflito entre o instinto materno, a fidelidade ao relacionamento e a busca pela satisfação pessoal, tendo como plano de fundo analises investigativas e romances policiais.

Detalhista e minuciosa, Kate Morton desenvolve a história estimulando a reflexão do leitor através de capítulos longos e meticulosos, com uma análise multifocal dos fatos – ou seja, muitos palpites dos personagens – e a presença onipresente do erro como influenciador do futuro.


Título Nacional: A Casa do Lago
Título Original: The Lake House
Autora: Kate Morton
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Especificações: 464 páginas
ISBN: 9788580417272
Avaliação: ★★★★★        

* Livro cortesia da Editora Arqueiro

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Deu muita vontade de ler, eu adoro livros, esse com certeza vai entrar pra lista de desejos. Beijos

    Blog Vic Israel // Facebook // Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vic,

      Esse é um suspense que vale a pena ler, dígno de um final surpreendente! Super indico

      Beijinhos ;*

      Excluir

Ad Code