[RESENHA] No Seu Olhar – Nicholas Sparks (Editora Arqueiro)



“Até as pessoas malucas podem fazer um coisa boa de vez em quando.”

Olá pessoal,

Hoje trago para vocês a resenha de NO SEU OLHAR, o novo livro do Nicholas Sparks, lançado em abril pela nossa parceria, a Editora Arqueiro. Como romântica incorrigível tinha que ler esse livro (tenho vários títulos do Nicholas, mas nada se compara a um lançamento não é?) e posso dizer que as expectativas foram superadas!

Romântico e (acreditem) com muito suspense, NO SEU OLHAR, garante ao leitor uma história bem escrita e envolvente. Vamos conferir? 

Sobre o autor 

Nicholas Charles Sparks é um escritor americano, nascido em 31 de dezembro de 1965, em Omaha, Nebraska. Na infância viajou por vários estados acompanhando o pai que atuava como professor universitário (Los Angeles, Minnesota e Califórnia). Na adolescência se estabeleceu em Fair Oaks, California, onde passou grande parte da juventude.

Em 1984 ingressou na Universidade de Notre Dame onde cursou Finanças Corporativas e se graduou com honras. Ainda na faculdade, Sparks escreveu seu primeiro livro The Passing, em uma casa de verão dos calouros, no segundo ano do curso. Após se formar Sparks procurou oportunidades de trabalho em editoras e vagas para estudar direito, mas não foi bem sucedido, passando de emprego em emprego como garçom, vendedor de produtos odontológicos e avaliação imobiliária.

Em 1993, ele se mudou para Washington, DC, e iniciou a produção da obra The Notebook (O Diário de Uma Paixão), publicada três anos depois pela Time Warner Book Group, entrando para a lista de Best-sellers do New York Times em sua primeira semana de lançamento. Esse feito foi possível graças a sua agente literária Theresa Park, que se tornaria mais tarde sua parceira na Nicholas Sparks Produtions, sua própria produtora de filmes e minisséries para a TV, responsável pela adaptação de The Choice para o cinema.

Com o sucesso do seu primeiro romance, ele se mudou para New Bern, na Carolina do Norte. Desde então, escreveu diversos best-sellers, dos quais onze foram adaptados em filmes: Message in a Bottle (Uma Carta de Amor, 1999), A Walk to Remember (Um Amor para Recordar, 2002), The Notebook (O Diário de Uma Paixão, 2004), Nights in Rodanthe (Noites de Tormenta, 2008), Dear John (Querido John, 2010), The Last Song (A Última Música, 2010), The Lucky One (Um Homem de Sorte, 2012), Safe Haven (Um Porto Seguro, 2013), The Best of Me (O Melhor de Mim, 2014), The Longest Ride (Uma Longa Jornada, 2015) e The Choice (A Escolha, 2016).

Atualmente seus livros contam com mais de 100 milhões de cópias impressas em mais de 50 línguas.

Sobre a Obra

Colin Hancock é um jovem problemático que sempre esteve envolvido em brigas e problemas. Quando está prestes a ser preso, consegue um acordo com a promotoria que permite que ele seja livre e tenha sua ficha limpa, contando que não se envolva em brigas nos próximos cinco anos. Esse choque de realidade muda as perspectivas de Colin, que decide concentrar sua raiva nos esportes, procurar um emprego e estudar para se tornar professor e ajudar outras crianças como ele.

O rapaz achava que sua vida está perfeitamente completa até conhecer Maria Sanchez, uma jovem e bela advogada que retorna para sua cidade natal buscando tranquilidade e paz. Ela foge de seu passado na promotoria do estado, onde encarou criminosos e crises que perturbam suas noites de sono.

Aparentemente o casal não tem nada em comum, até que se encontram em uma noite de tempestade e passam a descobrir que, talvez as diferenças de ambos possa fazer o relacionamento dar certo.

Quando eles começam a se entender, o passado de Maria retorna para assombrá-la e os coloca em uma corrida contra o tempo para evitar um novo crime.

“Mas você vai ligar para ela esta noite. Assim que entrar pela porta. Porque os cavalheiros, os cavalheiros de verdade, sempre telefonam, e eu só me associo a cavalheiros.”

Opinião pessoal

Primeiramente tenho que dizer que sou super fã das obras de Nicholas Sparks. O autor tem uma grande capacidade de escrita, constituída de fatos bem construídos, descrição impecável e profundidade dos personagens, elementos que cativam e fazem com que o leitor sinta-se envolvido em toda a narrativa. Mas tenho que confessar que fiquei realmente surpresa com NO SEU OLHAR.

Começando pelos fatos de conhecimento público: Nicholas é um escritor que utiliza como recurso principal doenças e mortes que impactam a vida dos personagens, enquanto cria uma teia de romance que dá “sentido à vida”. Entretanto em NO SEU OLHAR a narrativa apresenta características de suspense, onde o centro da história não está no romance propriamente dito, mas na confiança e na força dos personagens para superar cada obstáculo (que muitas vezes são crises pessoais que colocam o relacionamento em cheque).

Os problemas de Colin com a violência e o ideal de quem ele tenta ser, nos fazem refletir sobre nossos próprios erros e como o perdão é mais difícil, pois deve começar por nós mesmos. Ele não seria o tipo de rapaz por quem Maria se apaixonaria, mas como ela busca a “paz interior”, a sinceridade e busca por mudança, apresentada por Colin, é o que mais à cativa (mais ou menos a ideia de se aproximar das pessoas com quem queremos parecer).

A história seria um perfeito romance de busca interior, se os elementos de suspenses não fossem se infiltrando passo a passo no relacionamento do casal. Um caso de quando Maria estava na promotoria passa a persegui-la e ele acaba criando conflitos entre os dois.

O jovem começa a ter problemas para controlar a raiva (que ele tanto se esforça para manter concentrada nas luta, corridas e esforços físicos), quando descobre que a vida da amada pode estar em risco e seu “instinto protetor” se confunde com surtos de violência.

Engraçado, pois a história possibilita várias reflexões ao leitor. Eu por exemplo nunca imaginaria alguém que aceita tanto seus erros como Colin e busca fazer a diferença. Realmente é uma motivação.

Com certeza foi uma surpresa concluir o livro e descobrir que Nicholas Sparks consegue enveredar em outros gêneros literários e ainda manter a essência e marca pessoal em cada obra. Ele merece os parabéns!

A aquisição e leitura do livro são super indicadas. Não perca tempo!

“Você me disso como estava se sentindo, mesmo suspeitando de que isso poderia ferir meus sentimentos. E disse a verdade. E fez essas duas coisas numa posição de vulnerabilidade e preocupação, porque quer que eles gostem de mim. Porque se importa comigo. Isso é lisonjeiro.”


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Que fotos mais lindas! ameiii!
    Ainda não li este, mas amo os livos no Nicholas Sparks.
    Pela sua resenha ele tem uma pegada mais de suspense... li pelo menos uns dois dele que também tinham esse ar diferente.

    Abraços!
    Seguindo aqui!
    Mi
    http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle,
      Fico feliz que você gostou! *-*

      Verdade No Seu Olhar é bem diferente dos outros livro, mas não deixa nada a desejar. O Nicholas tem o dom da escrita.

      Obrigada pela visita.
      Beijnhos;)

      Excluir
  2. Já amei o livro, espero que eu consiga ganhar o exemplar. Sua resenha me deu uma pontinha de curiosidade já coloquei na minha lista de leitura do skoob. Já vi um filme que conta mais ou menos está história.

    adorei a resenha,
    beijos
    www.bemvindaaos18.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Fico feliz que gostou da resenha, realmente o livro é muito bom!
      Filme? Não estou sabendo da produção cinematógráfica dessa obra (o último lançado do Nicholas Sparks d=foi A Escolha)... mas vou dar uma procurada para tirar a dúvida.

      Beijinhos ;*

      Excluir

Ad Code