Tudo que você precisa saber sobre Dark - Netflix


A 3ª temporada de Dark está para ser lançada na Netflix e reparei que muitas pessoas estavam com problemas para entender a série – para ser sincera não é uma produção muito fácil.

Então preparei essa matéria com algumas explicações básicas para você que quer saber mais sobre a série ou mesmo está se preparando para a terceira temporada.

Entendendo o básico da série

Dark é uma série alemã que se passa na cidadezinha de Winden – que por acaso existe de verdade e tem 2 mil e oitocentos habitantes. Como qualquer cidade pequena, todo mundo se conhece, então muitos dos personagens tem laços de amizade ou mesmo familiaridade (pai, esposa, irmão ou avó). Então as vezes é um pouco complicado entender quem é parente de quem, mas não se preocupe, é possível!

Viagem no tempo

Basicamente a série trata de viagens no tempo, utilizando teorias do campo da física e deixando de lado os romantismos de Volta para o Futuro e Vingadores Ultimato.

Na história, 3 momentos no tempo sempre estão ligados por uma tríade ou um ciclo, como os produtores chamam, de 33 anos. No primeiro ciclo temos os anos de 1953, 1986 e 2019.

A série trata como se o passado, o presente e o futuro fossem momentos constantes no tempo, ou seja, eles não são estagnados como a teoria comum onde dizemos “isso já aconteceu e acabou”, pelo contrário, eles continuam existindo e sendo mutáveis enquanto o futuro continua - caso você consiga viajar entre esses anos é possível até vivenciá-los como se fosse a sua realidade.

Buraco de Minhoca

Para alcançar cada um desses 3 momentos no tempo, é necessário um buraco de minhoca (que é nada mais do que uma entrada e uma saída em lugares distintos do tempo) – que por acaso existe nas cavernas de Winden, que passam por de baixo de toda a cidade – e um evento catalizador, que dá “poder à passagem”.

A Máquina do Tempo - Dark

A Máquina do Tempo

Existe outro elemento muito importante ao longo da série, que é Máquina do Tempo, um equipamento portado por diversos personagens que permite alcançar 33 anos para frente ou para trás no tempo, sem a necessidade de utilizar a passagem das cavernas. A grande sacada é que ela permite uma maior liberdade ao seu portador, permitindo várias viagens seguidas.

Os viajantes

O grande drama da série é como as pessoas veem essa possibilidade de viajar no tempo - algumas querendo alterá-lo de acordo com seu bel prazer e outros tentando conservar o equilíbrio natural do mundo. Então vemos experiências de todo o tipo, desde para construir máquinas do tempo, até de dar energia aos buracos de minhoca.

Os desaparecimentos, Noah e Helge

A Winden tem um histórico de desaparecimento de crianças, primeiro de Mads Nilsen em 1986 e recentemente de Erik Obendorf e Yasin Frieseno ano de 2019. Ao longo da primeira temporada, descobrimos que eles foram sequestrados por Helge, a pedido de Noah, para fazer experiências e tentar desenvolver a primeira versão de uma máquina do tempo.

Como muitas teorias afirmam, esse processo é grotesco e muitas vezes ele mata a matéria que está tentando ser transferida, como é o caso de Mads, Erik e Yasin que morrem nas experiências, entretanto Helge se livra dos corpos em tempos diferentes de onde eles foram tirados, como uma forma de camuflar sua atuação. Vemos Erik e Yasin que são de 2019 indo parar em 1953 e Mads que é de 1986 sendo deixando em 2019.

Primeiro o desaparecimento das crianças e depois o aparecimento de crianças de origem desconhecida, acaba confundindo e dificultando o trabalho da polícia – que é o objetivo do Noah.

Mikkel e Michael  - Dark

Mikkel, Michael e Jonas

Mas tudo muda depois do desaparecimento de Mikkel Nilsen, o filho do policial Urich Nielsen também em 2019. Mikkel foi o primeiro personagem que vemos viajar por meio das cavernas, sem ser sequestrado – ele viaja por acidente e vai parar em 1986, mas infelizmente não sabe como voltar e acaba ficando preso nesse tempo.

Ele cresce e se torna Michael Kahnwald, o pai de Jonas, um dos personagens principais da série que por acaso estava com Mikkel quando ele desapareceu – coincidências ou não, não vamos discutir isso.

A primeira cena da série é a morte de Michael. Ele comete suicídio, pois sabe de tudo que vai acontecer com ele (a questão do desaparecimento e da viagem no tempo) e não gostaria de ver a repercussão que isso vai ter em sua família, na que ele construiu com Hannah ou na família original, os Nielsen.

Mas ele deixa uma carta explicando tudo para Jonas e também registros de suas pesquisas sobre a viagem no tempo.


Adam e Jonas - Dark

Adam e Jonas

Na segunda temporada temos a maior revelação de todas, Jonas e Adam são a mesma pessoa. Assim, ao longo da série vemos 3 versões de Jonas, o jovem de 2019, o adulto do futuro e o Adam. 

Não fica muito claro, mas aparentemente Jonas continuou viajando no tempo e adquiriu marcas no corpo como "consequência" dessas viagens. Em algum momento do tempo, ele se torna Adam, um homem determinado a iniciar o próximo ciclo.

Charlotte e Elisabeth 

Esse é um dos maiores paradoxos da série. 

Charlotte tem duas filhas, Franziska e Elisabeth - que tem deficiência auditiva  - com Peter Doppler. Ela foi criada por um suposto avó e nunca conheceu seus pais. Na segunda temporada descobrimos que Charlotte na verdade é do futuro, ela foi levada de seus pais ainda bebê para o passado. 

Quem faz essa revelação é Noah, que revela que ele é seu pai. Episódios depois descobrimos que a mãe de Charlotte é Elisabeth, sua própria filha, que teve um relacionamento com Noah no futuro. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code