[RESENHA] O Mosaico e outras histórias - Nikolai Streisky



Olá pessoal,

Que tal dedicar a leitura do dia a uma série de contos fantásticos com muito suspense sobre o universo e os acontecimentos inexplicáveis?  Então vele conferir a coletânea O MOSAICO E OUTRAS HISTÓRIAS, do Nikolai Streisky, obra publicada pela Editora Chiado e que merece um lugarzinho em sua estante. Confiram:

Sobre o Autor

Nikolai Streisky é o pseudônimo de Levy Henrique Bittencourt Neto, profissional graduado em Comunicação Social: Jornalismo e pós-graduado em fotografia pela Universidade Estadual de Londrina.

Streisky atua como professor do ensino superior e é Mestre e Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.

As ilustrações do livro são de Pietro Luigi, ilustrador, cartunista e designer gráfico, responsável pela revista O Banhero Selvagem.

Sobre a obra

"O resultado foi um mosaico de pistas - pequenas singularidades, datas coincidentes, dias estranhos, histórias curiosas, como as narradas acima e muitas outras. A princípio, pensei em apenas colocar as informações sobrepostas na hyperwall e olhar um segmento por vez. Numa das primeiras noites após ser escalado para o caso, sonhei com uma raiz, que infinitamente crescia dentro da terra e subia aos céus" – trecho de O Mosaico.

Opinião pessoal

O MOSAICO E OUTRAS HISTÓRIAS é uma coletânea de contos idealizados por Streisky que abordam o universo, mistérios não resolvidos, fatos sobrenaturais, ficção científica e investigação.

Em cada conto é possível conhecer as tensões e horrores que existem em vários cantos do universo, como planetas distantes, sociedades secretas, políticas autoritárias e a luta por interesses pessoais, conflitando com valores dos personagens e a busca por mudanças.

Ao longo das páginas identificamos diversas críticas do autor sobre o modo de viver em sociedade, com ênfase para a opressão aos indivíduos; a manipulação em favor de interesses próprios; a busca “sedenta” por poder; e medo que permeia as mentes humanas – e muitas vezes a consome.

A coletânea apresenta contos para todos os estilos: policial (O Lógico), as profundezas da natureza humana e a reflexão sobre a existência (Seis dias nos reinos do desespero), suspense (A foto), controle social misturado com valores políticos e um toque de horror (O panóptico) e sociedades distópicas (Os Zigurates do deserto), entre outros.

A obra chave é O Mosaico, uma história de investigação criminal – ao estilo O Cão dos Baskervilles, de Arthur Conan Doyle. Nela encontramos o detetive Augusto Albuquerque, um português recrutado pelo governo londrino para analisar uma série de assassinatos que acontecem de tempos e tempos e, aparentemente, cometidos pela mesma pessoa.  

O problema é que esses horrores não tem um padrão único, o que impede que outros detetives antes de Albuquerque chegassem a uma conclusão. Mas o detetive tem uma carta na manga, um grande painel de dados chamado de Mosaico que acumula e traça os padrões mínimos.

Após uma noite de muita bebida e drogas, Albuquerque finalmente encontra o padrão nos crimes e tem que correr contra o tempo para evitar que o próximo aconteça.

Todos os contos são ilustrados Pietro Luigi, um trabalho que destaca os pavores enfrentados pelos personagens, monstros, alucinações e realidades paralelas de forma objetiva, e ao mesmo tempo, ilusória. Uma obra completa com imagens que mexem com o emocional e psíquico do leitor.

Outras características que marcam a construção da obra é a utilização de trechos musicais e frases de outros autores, inseridas ao longo da narrativa, dando um tom de análise científica e conexão entre os fatos – tudo está relacionado.

O livro de Streisky apresenta o potencial de autores brasileiros para a construção de histórias completas e completas, valorizando o melhor do suspense e da literatura nacional.

Título Nacional: O Mosaico e outras histórias
Autora: Nikolai Streisky
Editora: Chiado
Ano: 2016
Especificações: 218 páginas
ISBN: 978-989-51-7147-7
Avaliação: ★★★

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code