[RESENHA] Escândalos na Primavera – Lisa Kleypas (Editora Arqueiro)

“Se os tubérculos pudessem falar, sem dúvida também diriam que gostam dele”

Olá pessoal,

Temos uma dose de romance de época para vocês: a resenha de ESCÂNDÂLOS NA PRIMAVERA*, da Lisa Kleypas. O livro termina a série Quatro Estações do Amor, lançada pela Editora Arqueiro, e vem contar a aventura de Dayse Bowman em busca de seu “final feliz”.

Confiram:

Sobre a autora

Lisa Kleypas é uma conceituada autora americana, referência em romances de época.
Ela estudou ciências políticas pela Wellesley College, período em que participou de concursos de beleza e foi eleita Miss Massachusetts, representando seu estado no Miss América.

Ela começou a escrever seus primeiros romances ainda na faculdade, tendo seu primeiro título publicado em 1987, Where Passion Leads, abrindo oportunidades no segmento literário e começando uma era de premiações.

Lisa acumula mais de onze sagas, além de títulos individuais, traduzidos para mais de 20 idiomas em todo o mundo. Ela também é reconhecida por premiações como RITA, pela Revista Times e pela América Awards Show.
“Se você for um fantasma, espero que me assombre para sempre”
Sobre a obra

Daisy Bowman sempre preferiu um bom livro a qualquer baile. Talvez por isso já esteja na terceira temporada de eventos sociais em Londres sem encontrar um marido. Cansado da solteirice da filha, Thomas Bowman lhe dá um ultimato: se não conseguir arranjar logo um pretendente adequado, ela será forçada a se casar com Matthew Swift, seu braço direito na empresa.

Daisy está horrorizada com a possibilidade de viver para sempre com alguém tão sério e controlador, tão parecido com seu pai. Mas não admitirá a derrota. Com a ajuda de suas amigas, está decidida a se casar com qualquer um, menos o Sr. Swift. Ela só não contava com o charme inesperado de Matthew nem com a ardente atração que nasce entre os dois. Será que o homem ganancioso de quem se lembrava era apenas fachada e ele na verdade é tão romântico quanto os heróis dos livros que ela lê? Ou, como sua irmã Lillian suspeita, o Sr. Swift é apenas um interesseiro com algum segredo escandaloso muito bem guardado?
“- E isso significa...?
- Significa que tentarei ser mais gentil”

Opinião pessoal

ESCÂNDALOS NA PRIMAVERA foi uma leitura que realmente me surpreendeu. Estava esperando um romance impetuoso, proibido, quem sabe uma fuga (tendo em vista o histórico das demais amigas) e até mesmo um escândalo, mas nunca imaginaria que a história giraria em torno de um sentimento recém-descoberto, por uma pessoa improvável.

Dayse, por sua natureza romântica e espírito livre, estava destinada a grandes momentos, mas sua história foi leve, tranquila e um tanto previsível.

Entendo que Lisa Kleypas quis reinventar neste último volume da série, mostrando que o amor pode ser encontrado nas situações mais inusitadas (uma teoria defendida pela autora ao longo dos quatro livros), mas fiquei com aquela sensação de que faltou algo.

Claro que existem os impedimentos – clássicos de um bom romance de época –, neste caso as opiniões da irmã, Lillian, o comportamento de Matthew e seus segredos, e os sentimentos de Daisy, mas nenhum deles é tão forte que interfira em um “final feliz”.

Em termos simples, podemos considerar o romance um típico relacionamento da sociedade britânica no século XIX, onde o casal se conhece por interferências familiares e se encontram um no outro.

Como sempre, o livro é muito bem escrito e a autora não deixa a desejar quando o assunto é descrição e realismo das cenas. Pela natureza da personagem, Lisa tratou de vários assuntos com leveza e cuidado, justamente trabalhando a inocência e bondade de Dayse, enquanto destaca seu crescimento e amadurecimento de uma forma simples e sutil.

Título Nacional: Escândalos na Primavera
Título Original: It Happened One Autumn
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Especificações: 288 páginas
ISBN: 9788580414950
Avaliação: ★★★

* Livro cortesia da Editora Arqueiro


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code