[RESENHA] Três Coisas Sobre Você – Julie Buxbaum (Editora Arqueiro)

Eu: Sabe o que eu coração? Nutella. E Calças de pijama. E um livro de responsa. Não necessariamente nessa ordem, mas juntos.




Olá pessoal,

Neste mês apostei na leitura de TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ, o primeiro livro Young Adult da Julie Buxbaum e posso dizer que acertei em cheio! Além de apaixonante, o livro lançado pela Editora Arqueiro apresenta um olhar diferente da experiência de mudar de casa, de família e de colégio, onde o surpreendente pode acontecer graças a um e-mail de um desconhecido.

Conheça essa história genial na resenha que trouxemos para vocês!

Sobre o autor

Julie Buxbaum é uma autora americana, ex-advogada, formada em direito (e pós-graduada) pela Harvard Law School. Ela é responsável pela criação de romances que são sucessos de venda como The Opposite of Love e After You, publicados em mais de 25 países.

Aclamada autora do New York Times, Julie estreia na literatura para jovens adultos com TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ, uma obra inspirada em um e-mail anônimo que ela recebeu.

Atualmente vive em Los Angeles com o marido, dois filhos e um peixinho imortal.

Preciso arrumar um bafômetro que bloqueie o telefone. Isso existe? Se não existir, vou inventar, esfacelar o setor e ganhar um trocilhão de dólares.

Sobre a obra

Jessi é uma típica adolescente americana, inteligente, estudiosa e boa filha, com exceção de um fato que mudou sua vida: ter perdido a mãe para o câncer, seu pai ter se casado novamente em segredo e o fato dela estar se mudando para a casa da madrastra e do novo meio-irmão, do outro lado do país.

Diante dessa reviravolta em sua vida, ela recebe um e-mail anônimo em seu primeiro dia de aula assinado por Alguém Ninguém, um aluno do mesmo colégio que ela que decide ser seu “guia espiritual”, orientando quem são as pessoas que ela deve se aproximar, o que deve comer no refeitório e a ficar atenta as aulas de Educação Física.

O que começa como uma sessão de conselhos acaba virando uma ligação intensa e envolvente – o problema é que a Jessi não faz ideia de quem seja o Alguém Ninguém (nem sabe se ele realmente é um garoto). Para desvendar essa incógnita ela vai correr os quatro cantos do colégio com hipóteses, teorias e justificativas, enquanto se adapta a sua nova casa, nova família, novos e antigos amigos e os sentimentos que ela nutre por um colega de classe.

AN: (2) Fui Vegetariano no oitavo e nono ano, mas parei por motivos de bacon.



Opinião pessoal

Três motivos pelos quais me apaixonei por TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ:
1) A história é extremamente bem escrita, com os fatos amarados e personagens divertidos;
2) O tema bullying é trabalhado com muita sabedoria, afinal qualquer um pode sofrer as situações mais loucas, especialmente quando entra em uma escola nova.
3) O andamento da história é surpreendente (talvez alguns até chamem de clichê), pois cada página revela algo mais profundo dos personagens e fazem com que a narrativa faça total sentido, culminando em um final genial.

Gosto de ler típicas histórias adolescentes como forma de “descansar a mente”. São histórias leves, divertidas e rápidas, que nos ajudam a desapegar de personagens muito pesados como os que vemos em distopias. TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ veio substituir o Despertar do Príncipe, que eu havia terminado de ler a poucos dias e foi ideal para esquecem a intensidade de Lily e Amon e relaxar para aproveitar outras obras.

Além de sua forte característica descontraída, o livro traz uma proposta inovadora: tudo gira em torno de receber um e-mail anônimo no primeiro dia de aula, contendo informações sobre como proceder no colégio. Talvez esse e-mail seria ignorado em outras circunstâncias, mas era esse tipo de acolhimento que Jessi estava precisando. Após perder a mãe e ver sua vida ficar de ponta cabeça, ela encontra em um estranho a possibilidade de ser (e revelar) o que ela realmente sente.

Quando a brincadeira de “três coisas sobre você” começa, ela passa despercebida a primeiro momento, mas começamos a aguardar que um novo dia comece para saber novas coisas sobre os personagens, sendo esse o principal recurso para apostarmos em quem é o Alguém Ninguém.

Outros “dramas” de Jessi seguram bem a história, como a questão da amizade com Scar, que fica abalada após a separação e a construção de uma nova vida para ambas, suas novas amigas Dri e Agnes que criam aos poucos uma relação de confiança e cumplicidade, e até mesmo a convivência com Etham, que torna a narrativa envolvente contribuindo para imaginarmos os motivos que fazem com que ele seja tão isolado.

Um ponto que não me convenceu muito foi a relação Jessi/pai/madrasta. Mesmo que o novo casamento seja recente e uma surpresa para a filha, a completa ausência dele como pai me deixou intrigada e não convenceu muito. Mesmo se “abrindo para uma nova realidade”, ele não poderia ignorar a filha e seus problemas de adaptação como fez ao longo de toda a história (algo que é contraditório, pois como alguém leva a filha para o outro lado do país e a “abandona” logo em seguida). Sinceramente achei essa parte meio vaga, mas tudo bem.

A ideia de inserir a livraria, Atenção, Lombadas! foi genial por parte da autora, pois se tornou um lugar de refúgio e identificação dos leitores (quem não desejaria fugir dos problemas em uma livraria?). Sem falar do nome do local que é um ponto a mais (amo grandes sacadas).

Por fim, mas não menos importante, a revelação de quem é o Alguém Ninguém foi muito boa. Sem spoilers, claro, mas tenho certeza que os leitores (como eu) ficaram tentando apostar em quem seria esse ser misterioso, mas as últimas páginas revelam uma reviravolta na trama que me deixou confusa e cheia de expectativa. Afinal grandes autores sempre fazem finais grandiosos, não é mesmo?

Palmas para Julie Buxbaum (aha aprendi o nome dela! – já errei várias vezes rs) e para TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code