[RESENHA] A Promessa – Harlan Coben (Editora Arqueiro)

“Dizem que os atores sobem no palco para preencher um vazio que só o aplauso pode preencher”
Olá pessoal,

O suspense está no ar em A PROMESSA*, de Harlan Coben.

Lançada pela Editora Arqueiro, a obra traz uma das histórias mais sombrias de Myron Bolitar – um ex-jogador de basquete que atua como detetive nas horas vagas –, que busca por respostas após o desaparecimento de duas jovens, ambas com 18 anos, estudantes da mesma escola e que foram vistas pela última vez no mesmo caixa eletrônico.

Conheça o desfecho dessa intensa história:

Sobre o autor

Harlan Coben é um autor americano especializado em Mistério, nascido Newark, Nova Jersey, em 4 de janeiro de 1962. A família de Coben passou garnde parte de sua infância na cidade de Livingston, onde estudou e fez amizade com Chis Christie, que no futuro se tornaria um grande político norte-americano.

Cursou a faculdade de Ciências Políticas na Amherst College, onde conheceu o autor Dan Brown ao partilharem a Psi Upsilon Fraternidade. Coben começou a escrever no último ano da faculdade, tendo seu primeiro livro publicado aos 26 anos. Após publicar dois livros de forma independente na década de 90 (Play Dead em 1990 e Cure Miracle em 1991), deu início à série Myron Bolitar, seu grande sucesso.

Conquistou importantes reconhecimentos como Prêmio Edgar, Prêmio Shamus e o Prêmio Anthony, se tornando o primeiro escritor a conquistar as três premiações. Seu sucesso abriu caminhos para a publicação de contos no The New York Times, Parade magazine e Bloomberg News.

Em 2001 lançou seu primeiro suspense independente depois da série de Bolitar, Não Conte a Ninguém, que também virou Best-seller mundial, dando início a um conjunto de mais de 10 obras já publicadas.

Atualmente Coben mora em Ridgewood, Nova Jersey, com sua esposa e quatro filhos.

Sobre a obra

Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação.

Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas.

Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém. Atormentado pela culpa – ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento –, Myron decide investigar o caso por conta própria.

Envolvido numa trama cheia de promessas desfeitas e segredos devastadores, ele descobre que essa não será apenas uma busca por uma adolescente que sumiu: será também uma busca pela verdade em suas nuances mais sombrias.

Opinião pessoal

Ler um dos livros de Harlan Coben sempre é uma experiência única. Em minha opinião o autor é uma das referencias em romance policiais no século XXI, com sua narrativa simples, intensa e muito bem elaborada (sem deixar de lado os complexos dos personagens e a ansiedade humana).

E A PROMESSA não fica atrás com um enredo totalmente introspectivo e reflexivo. Ao longo das páginas nos deparamos com os grandes “se’s” da história e como as decisões do personagem têm consequências inimagináveis.

Myron está em uma fase diferente da vida. Age como o adulto responsável, encontrou uma namorada que realmente gosta – e que está fora da curva de expectativas –, está focado no trabalho e não se envolve em problemas a mais de seis anos, deixando de lado sua vida “herói” das ruas. Infelizmente, ele não deixa de lado a necessidade de se preocupar com as pessoas que estão à sua volta.

E é nesse momento que os problemas de sua vida começam. Após prometer ajudar duas garotas e impedir que algo de ruim aconteça a elas, ele se vê em um turbilhão de acusações depois que uma delas desaparece, lançando-o em uma teia de mentiras e más intenções.

Enquanto se responsabiliza por encontrar a garota, Myron tem que voltar para seus conhecimentos em investigações, e para o submundo do crime, para encontrar respostas sobre o desaparecimento.

Cada caminho escolhido faz com que ele só encontre mais perguntas e peças que não se encaixam no tabuleiro. Duas garotas desaparecidas – e ele só conhece uma delas –, mas as duas estudavam na mesma escola, tinham os mesmos hábitos, a mesma idade e foram vistas pela última vez no mesmo lugar.

Esses fatos entram na mente do leitor de uma forma tão complexa que passamos a nos perguntar o que é real e o que é forjado, enquanto torcemos para que Myron encontre respostas.

O final da trama amarra os fatos de uma forma surpreendente – identificando erros e intenções -, e revelando o grande “x” da questão de uma forma simples e sutil (bem ao estilo Agatha Christie).

Fãs do gênero não ficaram decepcionados.


Título Nacional: A Promessa
Título Original: Promise Me
Autora: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Especificações: 352 páginas
ISBN: 9788580416725
Avaliação: ★★★★★


* Livro cortesia da Editora Arqueiro

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Own você disse tudo, ler o Harlan é sempre uma experiência única, eu realmente gostei bastante desse livro <3
    Adorei sua estrutura de resenha, falando sobre o autor, obra e sua opinião.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yara,

      Fico feliz que gostou da resenha, Harlan é sensacional *-*

      Obrigada pela visita.
      Beijinhos ;*

      Excluir
  2. Parabéns pela Resenha! Eu sempre quis muito ler um livro do Harlan Coben, porque amo suspenses, mas nunca tive a oportunidade :/ baixei "Não conte a ninguém" em pdf, vamos ver se agr vai hahaha fiquei bem curiosa quanto a esse livro, vou colocar na minha lista! Bjs

    http://nebulosadeflores.blogspot.com.br/2017/04/1-li-ate-pagina-100-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca,

      Tenho certeza que não vai se arrepender! Ainda não li "Não conte a Ninguém" mas tenhop certeza que é maravilhoso, como todos do Harlan.

      Obrigada pela visita ;*

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de deixar minha resistência com o autor e começar a ler os livros porque todo mundo fala muito bem, porém, eu não sei porque nenhum título me interessou até hoje. Adorei a resenha, vou tentar colocar na listinha e comprar quando sobrar uma graninha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,

      Deixa de lada a resistência menina e mergulha no Harlan rs
      Se você gosta de história de policial, não vai se arrepender *-*

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha,me deu mais vontade de ler os livros de Harlan Coben

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito da resenha, o livro me pareceu bem interessante com essa trama misteriosa. não tinha lida nada desse autor mas adorei bastante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily, menina, não perca tempo e vai ler Harlan!
      É um melhor do que o outro!

      Excluir

Ad Code