[RESENHA] Depois de Você – Jojo Moyes

Olá pessoal,

Estou muito feliz em falar com vocês hoje sobre o livro DEPOIS DE VOCÊ, da Jojo Moyes. A obra publicada no Brasil pela Editora Intrínseca traz a continuação da história de Lou, a personagem principal de Como Eu Era Antes de Você – um sucesso mundial que conquistou os mais variados leitores – obra que já levou diversos fãs ao cinema no último mês.

Após os acontecimentos do primeiro livro, Lou se encontra com diversos problemas para se adaptar a nova vida e passará por diversas provações até entender que a vida vale ser vivida.

Confiram:

Sobre o autor

Jojo Moyes é uma escritora inglesa, nascida na cidade de Londres em 1969. Ela se graduou pela Royal Holloway and Bedford New College, na London University, e trabalhou em vários segmentos até que em 1992 ganhou uma bolsa financiada pelo o jornal The Independent para realizar pós-graduação em jornalismo.

Jojo trabalhou como jornalista durante dez anos, incluindo um ano no South China Morning Post, em Hong Kong, e nove no The Independent, onde trabalhou várias vezes como repórter, editora assistente e jornalista correspondente.

Ela tem atuado como escritora em tempo integral desde 2002, quando publicou seu primeiro livro, Sheltering Rain. Desde então ela já escreveu 11 romances, todos muito bem aceitos pela crítica internacional.

Jojo conquistou o prêmio Romantic Novelist’s Award, duas vezes e o livro Me Before You (Como Eu Era Depois de Você), se tornou um sucesso mundial, com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, sendo indicado como o livro do ano pelo UK Galaxy Book Awards.

Atualmente ela vive (e escreve) em sua fazenda em Esses, Inglaterra, onde mora com o marido, o jornalista Charles Arthur, e seus três filhos.

Sobre a obra

Em DEPOIS DE VOCÊ, sequência de Como eu era antes de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Ela está morando sozinha em um flat em Londres e trabalhando como garçonete em um pub no aeroporto para pagar as contas.

Certo dia, após beber muito, Lou está discutindo com as razões do universo e por acidente cai do terraço. O terrível acidente faz com que ela retorne para a casa de sua família para receber maiores cuidados e ser vigiada, pois todos acham que ela tentou cometer suicídio. Nesse turbilhão de acontecimentos Lou conhece Sam Fielding, o belo paramédico que a salvou da morte e que talvez seja a única pessoa capaz de compreendê-la.

Para dar a volta por cima em sua própria história, Lou concorda em entrar para um grupo de terapia de luto onde os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos.

Quando tudo parece estar se encaixando, alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos da moça, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Opinião pessoal

Sou super fã das obras da Jojo Moyes! Ela tem o dom de escrever histórias emocionantes e envolventes (ao ponto de me fazer chorar e ameaçar mandar um e-mail reclamando do fim dado aos personagens).

Com Depois de Você não foi diferente. Particularmente já tinha aceitado o final apresentado para a Lou. Mesmo se encontrando em uma situação de reflexão e tristeza, ela tinha várias perspectivas e opções de futuro – proporcionadas pelo relacionamento com o Will e pela nova visão que tem de si mesma.

Entretanto a ansiedade dos leitores fez com que Jojo “concluísse” a história, contando o que aconteceu com a personagem após Como Eu Era Antes de Você.

ATENÇÃO A PARTIR DESTE PONTO VOCÊ PODE ENCONTRAR SPOILERS (então se não leu [ou assistiu] Como Eu Era Antes de Você, pense duas vezes antes de continuar).

Como vocês já sabem, Will não desistiu de seus planos de morte. Após participar desse momento doloroso ao lado do amado, Lou se encontra em um processo constante de tristeza e indícios de depressão/falta de motivação. Isso faz com que ela desista de investir na vida.

Realmente ver isso foi muito decepcionante para mim, pois achava que ela estaria feliz, seguindo a vida e talvez fazendo o curso de moda (quem sabe até com um amor novo), mas não foi isso que aconteceu. Ela se rendeu à todas as catástrofes que foram impostas.

Por muitas páginas ficamos tristes junto com ela, pois o fantasma de Will não sai de sua mente e ela insiste em questioná-lo sobre o rumo de sua vida (esperando que um dia receba a resposta). Somente quando conhece Sam, ela começa a descobrir que existem oportunidades que ela esqueceu (e ignorou) pelo caminho.

Complementando essa fase, ela conhece Lily, a filha do Will (sim, também não acreditei nas primeiras trinta páginas, mas tudo bem). Essa adolescente vai colocar a vida de Lou de cabeça para baixo e propiciar emoções que ela achou estarem mortas, como a amizade, a diversão e o amor próprio.

Infelizmente nem todas as circunstâncias são felizes e essa menina também envolve a personagem em aparições e sumiços repentinos (além de situações de roubo).

Nesse vai e vem da história, acompanhamos o (tão esperado) crescimento de Lou. Ela passa a ver as coisas e oportunidades de outra forma, pensando até em se abrir para o mundo. O emprego que ela não gosta já não serve mais, a família precisa evoluir e o conforto e segurança não são satisfatórios.

DEPOIS DE VOCÊ é uma verdadeira lição de vida pós-tragédias, uma boa oportunidade de refletirmos e, lado alado com Lou, seguir em frente.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.