Porque comprar um e-reader e como escolher?

Olá pessoal,

Hoje vim conversar com vocês sobre um assunto muito importante para os bookakolics: e-readers. Muitas pessoas me perguntam o que é um e-reader, para que serve e se é vantajoso comprar um, então resolvi fazer um post para vocês sobre o tema.

Antes de tudo, você precisa saber que um e-reader é um leitor de livros digital, ou seja, ele serve para ler livros (não navega na internet; não acessa Facebook/Instagram/Twitter; não manda mensagem de texto ou Whatsapp; não faz ligações; não toca música, etc.).

É aí que você me pergunta: “Então para que você comprou um e-reader?”, e eu respondo “para ler livros!” (não é óbvio?).

Quem lê muito, como eu, sabe que alguns livros são grande demais para ler no ônibus/metrô (meus locais de leitura habituais); ou chega a conclusão de que alguns livros físicos estão caros para adquirir nesse momento; ou ainda quer ler um livro, mas não quer adquiri-lo para sua estante. Não importa o motivo, se você se encaixa em categorias similares, talvez também precise de um e-reader.

E porque não ler um livro no leitor do celular ou do tablet?”. Bem, não existem contras nem a favor dessa prática, na verdade depende do gosto do leitor. Na minha humilde opinião: as telas dos celulares sempre são pequenas demais e você tem que ficar com os movimentos “aumenta zoom, diminui zoom, desce a página, aumenta zoom, diminui zoom, muda de página”, sucessivamente, o que é cansativo. Já o tablet é um equipamento mais pesado, desconfortável para segurar (os e-readers são feitos de materiais que se encaixam na mão, não escorregam e são emborrachados). E por último, mas muito importante: a luz dos celulares e dos tablets não são feitas para a leitura, o que cansa e prejudica um pouco a vista (digo no meu caso, pois fico com dor de cabeça) – sem falar que celulares e tablets, normalmente, não leem o .epub que é o formato padrão de livros digitais.

Compreendendo sua funcionalidade, precisamos saber quais os modelos de leitores disponíveis no mercado brasileiro. Basicamente existem três marcas vendidas no país (tentei procurar outras marcas na internet, mas o mercado ainda é bem pequeno), o Kobo (vendido pela Livraria Cultura), o Kindle (vendido pela Amazon) e o Lev (vendido pela Livraria Saraiva). É um fato que o Kindle é um dos preferidos do mercado, pois ele foi um dos pioneiros no Brasil, mas em dados gerais, as versões básicas dos três equipamentos são iguais (armazenamento, suporte para arquivos, luz, etc). A versão básica normalmente é vendida por R$ 299,00.

Informações importantes para quando for comprar seu exemplar:

1) Nem todos os modelos leem, eficientemente, pdf (o Lev foi um diferencial nesse quesito – pelo que pesquisei, é claro – por esse motivo optei pelo leitor da Saraiva)

2) Você pode comprar livros direto do e-reader acessando a loja da livraria que é “detentora da marca” (citei acima qual loja vende qual modelo)

3) Você pode enviar seus livros (epub e pdf) para o leitor por meio do cabo que acompanha o equipamento (pense em um pen drive de livros... agora imagine que esse pen drive tem uma tela para ler o livros... pronto, visualizou o e-reader)

4) Você não conseguirá baixar livros de outros sites ou compartilhadores (minhateca, Google Drive, Sky Drive, etc.) direto no leitor, precisará baixar no computador e passar para o e-reader pelo cabo.

5) Nem todos os modelos vem com luz no modelo básico (você pergunta “para que serve isso?”, bem se você for ler depois das 18h ou em ambientes fechados, não vai conseguir distinguir bem o conteúdo do livro e precisará de uma luz extra).

6) Os e-readers recebem atualizações como os smatphones, o que facilita a melhoria do equipamento

7) Os e-readers são carregados no computador (pelo menos é o modo mais fácil)

8) A bateria dura muito (entenda como semanas)

9) Os leitores tem uma programação especial voltada para a leitura (não é Android nem IOS), desenvolvida pela loja que o vende. São bem eficientes, não tenho reclamações.

Quando estava pesquisando para comprar o meu e-reader encontrei um vídeo muito bacana do Blog O Espanador. Acho que foi o mais completo que achei e com informações importantes, por isso vou compartilhar com vocês.

*Todos os créditos de imagens e conteúdo abaixo são atribuídos ao Blog O Espanador, assim como as opiniões nele explicitas. Estamos utilizando o conteúdo com fins explicativos e informativos.

Bem, espero que tenham gostado das explicações e entrem para o universo “Eu tenho um e-reader”. Futuramente farei uma review sobre o meu Lev da Saraiva para vocês.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá Jessica!
    adorei seu post.. muito interessante e atual, adoro ler, porém sou bem antiga, ñ curto ebook, e nem leitor de livros, meus olhos cansam e eles são claros, prefiro ler em um livro mesmo, amo abrir uma página de um livro e ler cada página.. ir na livraria comprar, nossa é um presente.. Adoro seu blog.. Continue dando boas informações ao seus leitores.. bjs e sucesso moça... www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina,

      Que bom que gostou do post *-* Visitar a livraria realmente é uma experiência sem comparação! Fico muito feliz por você ter se identificado com o blog, agradeço o elogio e espero manter sempre a qualidade do material compartilhado.

      Beijinhos ;D

      Excluir
  2. Olá Jéssica!!
    Adorei saber mais sobre isso. Eu sempre fui muito resistente a livros digitais, eu amo o livro físico, tenho uma verdadeira biblioteca em casa. Mas estpi começando a ficar sem espaço e acho que vou comprar um e-reader para mim! Obrigada pelas dicas! Já está nos meus favoritos!
    Bjs, Lah.

    http://resenhasdeumabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lah,

      Que bom que gostou das dicas.
      Te entendo plenamente, quando falta espaço na estante precisamos de um plano B rs.
      Espero que goste do leitor que optar por adquirir, estou apaixonada pelo meu *-*

      Beijinhos

      Excluir

Ad Code